EU AMO AGRONOMIA

EU AMO AGRONOMIA

Pesquisar este blog

CRONOS - RELÓGIO MUNDIAL

Seguidores

COMO SOMOS AFORTUNADOS

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Notícias Sexta-Feira, 04 de dezembro de 2009
JC e-mail 3903, de 03 de Dezembro de 2009.

Plantio direto diminui emissão de carbono pelo solo

Ganho chega a 63%

Uma pesquisa da Embrapa com a Universidade Federal Fluminense (UFF) confirma que o sistema de plantio direto conserva o carbono no solo mais do que o plantio convencional.

De acordo com a Embrapa, a forma direta de plantação é um sistema "que preconiza a semeadura sem revolvimento do solo e cujos restos culturais da lavoura anterior permanecem sobre o solo como palhada de cobertura".

O estudo, que apresenta dados coletados por 20 anos, aponta que o solo, sob plantio direto contínuo, evita que 79,4 quilos de carbono hectare/hora sejam emitidos para a atmosfera. No solo sob plantio convencional, o desempenho foi 63,3% menor. A pesquisa mediu também amostras de solo do ambiente de floresta, como sistema de referência. O balanço do acúmulo de carbono pela matéria orgânica no solo alcançou saldo positivo de 875,1 quilos de carbono hectare/hora.

"Apesar das áreas agrícolas emitirem gases de efeito estufa, os sistemas conservacionistas, como o plantio direto, são os que mais se aproximam do ambiente natural de floresta", explicam os pesquisadores Beata Madari e Pedro Machado, da Embrapa Arroz e Feijão; Eleno Torres e Julio Franchini, da Embrapa Soja, e Renata Barreto, Adriana Costa e John Maddock, da Universidade Federal Fluminense.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Embrapa)

Expediente • Contato • Site da SBPC Navegue por aqui
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC©2002
Todos os direitos reservados / All rights reserved

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!