EU AMO AGRONOMIA

EU AMO AGRONOMIA

Pesquisar este blog

CRONOS - RELÓGIO MUNDIAL

Seguidores

COMO SOMOS AFORTUNADOS

quinta-feira, 29 de abril de 2010

LIVRO SOBRE O PLANTIO DA MANDIOCA PARA O PEQUENO AGRICULTOR ESTÁ NA INTERNET


livros :: Por Editor em 29/04/2010 :: imprimir   pdf   enviar   celular

Livro sobre o plantio da mandioca para o pequeno agricultor está na internet: O livro pode ser baixado gratuitamente na página da Embrapa Cerrado
Créditos: Embrapa Cerrado
A produtividade da mandioca na região do Cerrado é em média 13 toneladas por hectare. Com o uso de variedades melhoradas e técnicas de cultivo adequadas, esse número pode facilmente chegar a até 40 toneladas. Para incentivar a adoção dessas práticas, a Embrapa Cerrados – Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) lançaram o livro Mandioca no Cerrado: Questões práticas. O lançamento faz parte da programação da exposição Ciência para a Vida, realizada pela Embrapa em Brasília (DF).



Com o uso de ilustrações e uma linguagem acessível, a publicação destina-se a solucionar as principais dúvidas dos agricultores familiares, que são os principais produtores da raiz no Cerrado. "O desconhecimento das variedades melhoradas existentes e de técnicas do cultivo limitam a produção na região", explica o pesquisador da Embrapa Cerrados Eduardo Alano Vieira, um dos editores.

Em 56 perguntas e respostas, são abordados temas relevantes ao produtor, como o preparo e seleção das manivas-sementes, adubação, escolha das variedades segundo a destinação do produto (indústria ou mesa). Além das questões técnicas, são apresentadas várias receitas, testadas pela Emater-DF, de pratos preparados a partir de mandioca.

Uma versão digitalizada da publicação está disponível no site da Embrapa Cerrados. Uma tiragem de 10 mil exemplares vai atender aos pequenos produtores que participaram, nos últimos cinco anos, dos projetos de pesquisa de melhoramento participativo da mandioca.

O livro foi publicado em parceria com a Fundação Banco do Brasil, o Programa Biodiversidade Brasil-Itália (PBBI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com recursos do programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

MELHORAMENTO DA MANDIOCA

As informações oferecidas no livro são resultado de uma experiência de 35 anos de pesquisa da mandioca na Embrapa Cerrados. O trabalho envolve o melhoramento participativo da planta, que inclui os agricultores na seleção de variedades de mandioca para cada região. Assim há o intercâmbio de experiências entre eles e os pesquisadores que trabalham no desenvolvimento dessas variedades. Como conseqüência, aumenta a probabilidade de os produtores adotaram a utilização de variedades produtivas.

A iniciativa possibilita também o treinamento dos produtores em novas técnicas de cultivo. Segundo o pesquisador Josefino Fialho, somente nos últimos cinco anos, 6,5 mil produtores foram capacitados pela equipe da unidade da Embrapa. O trabalho de melhoramento participativo deve lançar, ainda neste ano, duas novas variedades de mandioca de mesa.

Acesse aqui o livro Mandioca no Cerrado: Questões práticas (14,2 Mb - arquivo PDF).

FONTE

Embrapa Cerrados
Clarissa Lima Paes - Jornalista
Telefone: (61) 3388-9945

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!