EU AMO AGRONOMIA

EU AMO AGRONOMIA

Pesquisar este blog

CRONOS - RELÓGIO MUNDIAL

Seguidores

COMO SOMOS AFORTUNADOS

segunda-feira, 26 de abril de 2010

MESTRADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS NA UEPB.


Novo Mestrado da UEPB em parceria com a Embrapa Algodão, em Ciências Agrárias, abrirá inscrições em maio.

A Universidade Estadual da Paraíba, em franco desenvolvimento, ganhou mais um programa de Mestrado, recentemente. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPCA), com área de concentração em Agrobioenergia e Agricultura Familiar, que resulta de uma associação do tipo ampla, da Universidade Estadual da Paraíba UEPB com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Algodão). As inscrições terão início no dia 03 de maio, quando será lançado o edital, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Graduação (PRPGP).
Serão ofertadas 15 vagas. As linhas de pesquisa do Mestrado abrangem “Energias Renováveis e Biocombustíveis”, “Agricultura Familiar e Sustentabilidade” e “Biotecnologia e Melhoramento Vegetal”. Dentre os objetivos do Programa, figuram formar pessoal qualificado na área de ciências agrárias para o exercício de pesquisa, ensino e extensão; despertar a importância da multi e interdisciplinaridade entre profissionais e formá-los com capacidade de desenvolver novos processos tecnológicos para a produção de biocombustíveis, além de contribuir para o aperfeiçoamento dos métodos agronômicos relacionados às práticas agrícolas, em sistema de produção familiar.
O coordenador do PPCA, Alberto Soares de Melo, professor do Campus de Catolé do Rocha da UEPB, acrescentou que o Programa ainda almeja promover conhecimentos no campo de biotecnologia e melhoramento vegetal, visando a obter cultivares com potencial em ecossistemas do semiárido nordestino. Conforme destacou, o Mestrado é inovador no Nordeste, percorrendo temáticas relevantes e em constante debate no contexto contemporâneo.
O Mestrado apresenta como público alvo candidatos brasileiros portadores de diploma de graduação (Licenciatura ou Bacharelado) de cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), nos diferentes cursos da grande área de Ciências Agrárias (Ciências Agrárias, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Agroecologia), Biologia e áreas correlatas.
As inscrições serão encerradas no dia 18 de maio. Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones (83) 3315-3382 ou (83) 3441-1366.
Agora, a UEPB já conta com dez programas de Mestrado, sendo todos propostos na atual gestão: Ensino de Ciências e Matemática; Ciência e Tecnologia Ambiental; Saúde Pública; Enfermagem (em associação com a Universidade do Estado de Pernambuco-UPE); Odontologia; Desenvolvimento Regional (em associação com a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG); Relações Internacionais; Ecologia e Conservação; Literatura e Interculturalidade; e Ciências Agrárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!