EU AMO AGRONOMIA

EU AMO AGRONOMIA

Pesquisar este blog

CRONOS - RELÓGIO MUNDIAL

Seguidores

COMO SOMOS AFORTUNADOS

sábado, 8 de maio de 2010

LIVRO: FÓSFORO E CÁLCIO NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

Livro aborda uso de fósforo e cálcio na dieta animal
Por Editor em 08/05/2010 
 


Livro aborda uso de fósforo e cálcio na dieta animal:
Créditos: DivulgaçãoAo longo dos últimos 34 anos, o grupo de pesquisa liderado pela professora Dorinha Vitti, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP), produziu dezenas de estudos sobre a presença de fósforo e cálcio na alimentação animal. Os resultados dessas pesquisas serviram de base para a produção do livro Utilização e recomendações de fósforo e cálcio em animais domésticos (no original, Phosphorus and Calcium Utilization and Requirements in Farm Animals).

O livro apresenta quais são as determinações ideais de cálcio e fósforo na alimentação de bovinos, ovinos, suínos, equinos, aves e caprinos. A obra foi publicada recentemente na Europa pela Editora Cabi e será apresentada no Brasil durante a 47ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, que acontece entre os dias 27 a 30 de julho de 2010, em Salvador (BA).

Em suas pesquisas, Dorinha seguiu a técnica de diluição isotópica, na qual é aplicado material radioativo no animal para acompanhar os minerais no organismo. "Por meio de fórmulas e equações, com a supervisão do grupo de proteção radiológica do Cena, determinamos a absorção real de fósforo e cálcio no organismo de bovinos, ovinos, suínos, equinos, aves e caprinos", relata.

"Minha preocupação sempre foi com a contaminação ambiental. Com o aumento mundial do consumo alimentar, o animal é obrigado a comer mais e, muitas vezes, os produtores usam suplementos com alta concentração de minerais, que são depositados em excesso no solo", explica.

De acordo com a professora, os animais absorvem até uma determinada quantidade de fósforo e cálcio por meio da alimentação (ração ou suplementação alimentar). O que exceder será excretado seja nas fezes e urina, ou ainda a partir do uso de adubos. O problema é que esses dois elementos podem contaminar o solo e as águas.

Na publicação, são tratados os seguintes temas: utilização dos macrominerais fósforo e cálcio em materiais domésticos; o uso da técnica de diluição isotópica em bovinos, ovinos, suínos, equinos, aves e caprinos; a recomendação da quantidade de fósforo e cálcio na nutrição animal; e problemas de contaminação com fósforo excretado pelos animais domésticos.

"No total, são dez capítulos distintos, cada um com um artigo sobre o assunto. Os cinco primeiros tratam de experiências realizadas no Cena e os outros são de pesquisadores do exterior", conta.

PROBLEMA AMBIENTAL

Dorinha aponta que o livro é indicado para estudantes, pesquisadores, institutos de pesquisa na área de nutrição e profissionais relacionados. "Espero que o material seja bem aproveitado pelos pesquisadores e estudantes, para alertar sobre o problema de contaminação ambiental. E que os estudos tenham continuidade, pois ainda há muito para ser visto na área", destaca.

A idealização do livro surgiu a partir de um convite feito pela editora científica Cabi, da Inglaterra. "Em 2007, apresentei esse trabalho num congresso inglês e na plateia estava um representante da Cabi, para quem relatei meu desejo de publicar os resultados das experiências feitas durante esses 34 anos, já que há poucas publicações de estudos nessa área. Ele ficou entusiasmado e me convidou para lançar o livro", conta Dorinha.

Assim, ela contatou seu colega e colaborador nas pesquisas, Ermias Kebreab, que, na época, era professor na Universidade de Reading, na Inglaterra, e juntos organizaram a obra. "Convidei meus ex-alunos e o doutor Kebreab contatou mais alguns pesquisadores internacionais para relatarem suas experiências em artigos."

Uma curiosidade do livro está em sua capa, produzida pela própria autora. "Como trabalho com origami desde 1985, fiz uma capa com figuras dobradas em papel especial, como vaca, ovelha, porco. Todos gostaram da originalidade", comenta.

A comercialização do livro é de responsabilidade da Editora Cabi, por meio de seu site - www.cabi.org. Quem participar da 47ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia terá 20% de desconto na aquisição do livro.

MAIS INFORMAÇÕES

Professora Dorinha Vitti
Telefone: (19) 3422-7803
E-mail: dmssv@terra.com.br

FONTE

Agência USP
Com informações da Engenho da Notícia

Links referenciados

Phosphorus and Calcium Utilization and Requirements in Farm Animals
bookshop.cabi.org/?page=2633&pid=2216&si
te=191

47ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia
http://www.reuniaosbz.com.br

Centro de Energia Nuclear na Agricultura
www.cena.usp.br

Sociedade Brasileira de Zootecnia
www.sbz.org.br

dmssv@terra.com.br
dmssv@terra.com.br

Dorinha Vitti
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual
/visualizacv.jsp?id=N898

Agência USP
www.usp.br/agen

Editora Cabi
www.cabi.org

www.cabi.org
www.cabi.org

USP
www.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!