EU AMO AGRONOMIA

EU AMO AGRONOMIA

Pesquisar este blog

CRONOS - RELÓGIO MUNDIAL

Seguidores

COMO SOMOS AFORTUNADOS

sábado, 12 de junho de 2010

NOVA ÁRVORE DO CONHECIMENTO MOSTRA ESPÉCIES ARBÓREAS BRASILEIRAS.

12 DE JUNHO DE 2010

Nova Árvore do Conhecimento mostra espécies arbóreas brasileiras: Umbuzeiro, presente na Árvore do Conhecimento Espécies Arbóreas Brasileiras da Embrapa

Créditos: Embrapa
Um dos mais completos acervos de informações sobre as espécies florestais de todos os biomas e unidades da federação está a partir de agora disponível, por meio de um único endereço na web. A Agência de Informação Embrapa acaba de publicar a Árvore do Conhecimento Espécies Arbóreas Brasileiras, resultado de quase quatro décadas de experiência do pesquisador Paulo Ernani Ramalho Carvalho, autor da coleção de publicações de mesmo nome, impressas em parceria entre a Embrapa Florestas (Colombo/PR) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF).



A seleção das 31 espécies que integram o conteúdo foi baseada na importância econômica, silvicultural, botânica e ecológica de cada uma delas, extraída do total de 220 disponíveis nos três volumes da série impressa, publicados até 2008.

As informações reunidas referem-se à taxonomia e nomenclatura; descrição botânica; biologia reprodutiva e eventos fenológicos; ocorrência natural; aspectos ecológicos; biomas/tipos de vegetação; clima; solos; sementes; produção de mudas; características silviculturais; melhoramento e conservação de recursos genéticos; características da madeira; produtos e utilizações; principais pragas e doenças.

"O trabalho terá uma contribuição efetiva para estudantes, produtores e técnicos da área", explica a editora-técnica da Árvore, Marta Vencato, da Embrapa Florestas. "Anualmente serão incorporadas outras espécies contidas nos Livros da Coleção Espécies Arboreas Brasileiras, incorporando assim novas informações e dados".

Segundo ela, o conteúdo deverá ser muito acessado pelo público externo pela facilidade à informação eletronicamente. "Produtores rurais que não têm condições financeiras de ter o material impresso serão beneficiados, democratizando assim para todos os usuários a informação e divulgando os dados das pesquisas realizadas, bem como o esforço e o trabalho realizado pela Unidade".

A Árvore do Conhecimento Espécies Arbóreas Brasileiras pertence à categoria Temática, que também dispõe de conteúdos relacionados à Agricultura e Meio Ambiente, bioma Cerrado, Espécies arbóreas da Amazônia e Reprodução Animal. Na Agência de Informação Embrapa, que utiliza tecnologia de informação desenvolvida pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), em parceria com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF).

Para localizar os temas no ambiente web da Agência de Informação Embrapa, o internauta tem como opções de navegação a hiperbólica - por meio de uma estrutura ramificada que se move e permite o acesso aos conteúdos de maneira rápida, bastando para isso clicar no título de interesse -; a pesquisa por meio da busca avançada, a partir da digitação de palavras-chave; ou por hipertexto, que permite exibição do conteúdo do nó ou subnó, bem como o acesso à pasta de documentos.

SERVIÇO

Clique aqui para acessar o conteúdo da Árvore do Conhecimento Espécies Arbóreas Brasileiras na Agência de Informação Embrapa.

FONTE

Embrapa Informação Tecnológica
Kátia Marsicano - Jornalista
Telefone: (61) 3448-4590

Links referenciados

Embrapa Informática Agropecuária
www.cnptia.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica
www.sct.embrapa.br

Agência de Informação Embrapa
www.embrapa.br/agencia

Espécies Arbóreas Brasileiras
www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/esp
ecies_arboreas_brasileiras/Abertura.html

Paulo Ernani Ramalho Carvalho
buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visual
izacv.jsp?id=N248260

Embrapa Florestas
www.cnpf.embrapa.br

Kátia Marsicano
katia@sct.embrapa.br

Clique aqui
www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/esp
ecies_arboreas_brasileiras/Abertura.html

Embrapa
www.embrapa.br
JORNAL AGRSOFT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!