EU AMO AGRONOMIA

EU AMO AGRONOMIA

Pesquisar este blog

CRONOS - RELÓGIO MUNDIAL

Seguidores

COMO SOMOS AFORTUNADOS

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

DIA NACIONAL DO CAMPO LIMPO

Descarte correto de embalagens protege o produtor rural e meio ambiente




Descarte correto de embalagens protege o produtor rural e meio ambiente:

Créditos: Divulgação

O Dia Nacional do Campo Limpo será comemorado hoje (18/08/10), e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), José Mário Schreiner, enfatizou a necessidade de descarte correto das embalagens de defensivos agrícolas. "O manejo adequado do produto, a tríplice lavagem e o recolhimento correto das embalagens são procedimentos que ajudaram a melhorar, e muito, a vida do produtor rural nos últimos anos", afirmou.

A campanha, que tem o objetivo de alertar para a importância de conscientização ambiental na agricultura, é realizada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e conta com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Schreiner, que é presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas, da CNA, lembrou que a conscientização do produtor rural é maior a cada ano. "O produtor sabe que ao adotar os procedimentos necessários ele contribui para ter mais saúde e um meio ambiente mais saudável", completou.

A legislação prevê a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos até um ano após a compra. As embalagens devolvidas são remetidas para reciclagem para evitar riscos de contaminação na população e ao meio ambiente. O agrotóxico é manipulado de acordo com as normas definidas pelo governo federal. Para aplicar alguns tipos de produtos, é preciso usar roupa específica para proteção como máscara, luva e botas de borracha.

Antes da devolução, a embalagem deve ser lavada três vezes e depois perfurada. O processo é para que não fique nenhum resíduo dentro e também para que a embalagem não seja reutilizada. As embalagens devem ser encaminhadas a postos de recebimento ou centrais de reciclagem. Schreiner contou que, em Goiás, a devolução de embalagens teve início em 2002, quando eram 23 postos de recolhimento, principalmente nas regiões agropecuárias. "Hoje há postos de recolhimento espalhados por todo o Estado", completou.

Depois do recolhimento, o material é separado e vai para a prensa. Cada fardo pesa cerca de 60 quilos. Depois desse processo as embalagens seguem para as recicladoras, informou o InpEV. Na sexta edição da campanha Dia Nacional do Campo Limpo, serão realizadas atividades de educação em 23 Estados. Serão 104 centrais de recebimento, sendo que 81 estarão abertas para que a comunidade local conheça de perto o trabalho pelos centrais de recebimento. A campanha seguirá durante o mês de agosto nas escolas participantes do projeto Ciclo de Vida das Embalagens, desenvolvido como parte das comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo.

Para mais informações sobre as atividades do Dia Nacional do Campo Limpo visite www.dianacionaldocampolimpo.org.br.

FONTE

Agência CNA

Telefone: (61) 2109-1411
------------------------------------------------

Links referenciados

Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias

www.inpev.org.br

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

www.canaldoprodutor.com.br

Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás

www.faeg.com.br

www.dianacionaldocampolimpo.org.br

www.dianacionaldocampolimpo.org.br

Dia Nacional do Campo Limpo

http://www.dianacionaldocampolimpo.org.br/

Agência CNA

www.canaldoprodutor.com.br/noticias

CNA

www.canaldoprodutor.com.br

JORNAL AGROSOFT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!