EU AMO AGRONOMIA

EU AMO AGRONOMIA

Pesquisar este blog

CRONOS - RELÓGIO MUNDIAL

Seguidores

COMO SOMOS AFORTUNADOS

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

EMBRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA E AGRICULTORES FAMILIARES

Embrapa Informática Agropecuária leva tecnologias a agricultores familiares


Créditos: DivulgaçãoA Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), demonstra várias tecnologias na Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural - Agrifam 2010. O evento ocorre de 13 a 15 de agosto de 2010, em Agudos, no interior do estado de São Paulo.

Para disseminar os benefícios da tecnologia da informação e incentivar a informatização no campo, a Embrapa Informática Agropecuária vai demonstrar alguns produtos disponíveis na internet que podem contribuir para a melhoria da produção agrícola:

AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO

A Agência de Informação Embrapa possibilita o acesso gratuito ao conhecimento técnico-científico gerado pela Embrapa e outras instituições públicas e privadas, incluindo artigos, livros, arquivos audiovisuais, planilhas eletrônicas etc. Estão disponíveis informações e resultados de pesquisa relacionados a produtos como cana-de-açúcar, trigo, feijão, banana, manga, arroz, castanha-do-brasil, suínos, agronegócio do leite e temas focados em agricultura e meio ambiente, reprodução animal, entre outros.

No portal , podem ser encontradas informações sobre os processos de pré-produção, como características da espécie, insumos, manejo do solo e adubação; produção, abrangendo sistemas de cultivo, irrigação, doenças e pragas, custos; até a pós-produção, com dados sobre tecnologia, processamento, transporte, consumo, mercado etc. Com relação aos temas, existem orientações sobre biodiversidade, solo, vegetação, manejo, qualidade e políticas agroambientais.

METEOROLOGIA

O Agritempo é um sistema de monitoramento que permite o acesso, pela internet, às informações meteorológicas e agrometeorológicas de diversos municípios e estados brasileiros. Resultado de parceria entre diversas instituições nacionais, o Agritempo é um consórcio que organiza e administra um conjunto de mais de 1.450 estações meteorológicas espalhadas pelo País, coordenado pela Embrapa Informática Agropecuária e pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Os usuários podem fazer consultas à base de dados, que geram boletins agrometeorológicos, mapas e gráficos. Além dos dados meteorológicos, o sistema gera diariamente mais de 800 mapas referentes a estiagem, evapotranspiração, dias com chuva para todo o Brasil. Possui um banco de dados diários de chuvas coletados e acumulados durante cerca de vinte anos, assegurando resultados mais eficientes para o zoneamento agrícola. Também emite sistemas de alerta para doenças e identificação de áreas atingidas por eventos climáticos extremos, como temporais, geadas, seca, veranicos, entre outros.

DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS

É um sistema para diagnóstico remoto de doenças - Diagnose virtual -, que permite identificar doenças de milho, feijão e soja. Desenvolvida especialmente para agrônomos, produtores e agentes de extensão rural, a ferramenta possibilita consultas em tempo real. Pela internet, o produtor pode registrar os sintomas detectados em sua cultura, respondendo questões colocadas pelo sistema, como em que parte da planta a doença se manifesta, qual é a cor e o formato da lesão etc. Dessa forma, é possível detectar o tipo de doença e as possíveis medidas de controle.

O Diagnose virtual também permite que os usuários entrem em contato com os fitopatologistas da Embrapa, por meio de correio eletrônico, chat, lista de discussão, entre outros. O sistema pode ser acessado no endereço: diagnose2.cnptia.embrapa.br/diagnose. Futuramente, serão adicionadas novas culturas, como arroz, trigo, tomate e pimentão; além da inclusão de informações sobre sanidade animal.

PLANEJAMENTO AGRÍCOLA

O objetivo do Planeja - Sistema de Suporte ao Planejamento Agrícola Municipal - é auxiliar o planejamento e acompanhamento de atividades agrícolas em cada município brasileiro, sendo possível a sua utilização em áreas delimitadas fisiograficamente como estado e bacias hidrográficas. Foi desenvolvido em parceria pela Embrapa Informática Agropecuária e pelo Cepagri da Unicamp, com cooperação da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

O sistema é usado para identificar o perfil agrícola dos municípios, suas atividades e tendências econômicas, a qualidade ambiental e as áreas que necessitam de investimento, como melhoria da malha viária para o escoamento da produção local. O Planeja processa consultas em forma de relatórios, sendo os principais: extrato de área e de valor de produção, benfeitorias, estrutura fundiária e exploração animal, mão-de-obra, máquinas e equipamentos, utilização de tecnologia, planejamento e organização, e qualidade ambiental.

SOFTWARE AGROPECUÁRIO

O portal da Tecnologia da Informação para o Agronegócio - SW Agro - apresenta um panorama do mercado de software agropecuário no País - quais são as empresas desenvolvedoras, principais produtos e suas aplicações. No portal, estão relacionados os softwares desenvolvidos pela Embrapa e por empresas privadas para aplicação no agronegócio, distribuídos por categorias como software de bases de dados e sistemas de informação; aplicativos para gerenciamento; gestão administrativa e controle agropecuário; cultivo vegetal e manejo animal, entre outros.

Também são apresentados aspectos de mercado e tecnológicos e análises econômicas da indústria de software agropecuário. Os usuários poderão ver um mapa nacional com empresas que atuam no ramo, além dos centros de pesquisa da Embrapa, com informações como site, endereço e meio de contato. O conteúdo é resultado do projeto Estudo do Mercado Brasileiro de Software para o Agronegócio, coordenado pela Embrapa Informática Agropecuária, em parceria com diversas empresas e instituições públicas e privadas.

FONTE

Embrapa Informática Agropecuária

Nadir Rodrigues - Jornalista

Telefone: (19) 3211-5747

Links referenciados

Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

www.cpa.unicamp.br

Portal da Tecnologia da Informação para o Agronegócio

http://www.swagro.cnptia.embrapa.br/

Sistema de Suporte ao Planejamento Agrícola Municipal

www.planeja.cnptia.embrapa.br

Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural

www.agrifam.com.br

Coordenadoria de Assistência Técnica Integral

www.cati.sp.gov.br

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

www.embrapa.br

diagnose2.cnptia.embrapa.br/diagnose

diagnose2.cnptia.embrapa.br/diagnose

Embrapa Informática Agropecuária

www.cnptia.embrapa.br

Universidade Estadual de Campinas

www.unicamp.br

Agência de Informação Embrapa

www.agencia.cnptia.embrapa.br

Diagnose virtual

diagnose2.cnptia.embrapa.br/diagnose

Nadir Rodrigues

nadir@cnptia.embrapa.br
Agrifam 2010
http://www.agrifam.com.br/
Agritempo

www.agritempo.gov.br

Cepagri

www.cpa.unicamp.br

Embrapa

www.embrapa.br

SW Agro

www.swagro.cnptia.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!