EU AMO AGRONOMIA

EU AMO AGRONOMIA

Pesquisar este blog

CRONOS - RELÓGIO MUNDIAL

Seguidores

COMO SOMOS AFORTUNADOS

terça-feira, 22 de março de 2011

EMBRAPA GADO DE LEITE E TÉCNICA DE COMPOSTAGEM.

Dia de Campo na TV mostra técnica de compostagem da Embrapa Gado de Leite
noticias :: Por Editor em 22/03/2011 :: imprimir   pdf   enviar   celular

A técnica de compostagem de grandes animais utilizada pela Embrapa Gado de Leite será abordada pelo Dia de Campo na TV. As reportagens para o programa foram gravadas no Campo Experimental de Santa Mônica, em Valença (RJ), onde a Embrapa realiza o processo. O entrevistado desta edição será o pesquisador Marcelo Otenio.



Dia de Campo na TV sobre compostagem de bovinos será transmitido pelo Canal Rural, dia 25 de março, às 9h30h, e pela TV NBR, dia 27 de março, às 8h. Outros canais também transmitem o programa, como a TV Sete Lagoas (dia 24, às 20h, e dia 26, às 11h). O Dia de Campo na TV é produzido semanalmente pela Embrapa Informação Tecnológica.

COMPOSTAGEM DE BOVINOS

As carcaças de animais se decompondo ao tempo facilitam a transmissão de doenças a outros animais e até mesmo ao homem. O enterro delas também traz riscos ao ambiente porque gera chorume e pode contaminar o lençol freático, rios e lagos.

A compostagem é a proposta ambientalmente correta para o destino dos animais mortos. Trata-se de um processo controlado de decomposição de animais. As carcaças são depositadas sobre matéria vegetal e esterco seco.

Segundo o pesquisador, em cerca de três meses um bovino é decomposto, sem produzir chorume ou mau cheiro, podendo restar apenas alguns ossos mais resistentes. O material resultante da compostagem pode ser usado como adubo. "A Embrapa Gado de Leite pretende iniciar uma pesquisa para verificar a qualidade deste adubo e as condições seguras para que ele possa ser utilizado na fazenda", diz Otenio.

A expectativa da Embrapa é que a técnica conquiste o produtor. Para Otenio, considerando o retorno para o ambiente, o processo não demanda tanta mão-de-obra nem interfere de forma significativa nos custos de produção.

FONTE

Embrapa Gado de Leite
Rubens Neiva - Jornalista
Telefone: (32) 3311-7510

Links referenciados

Embrapa Informação Tecnológica
wwww.sct.embrapa.br

Embrapa Gado de Leite
www.cnpgl.embrapa.br

Dia de Campo na TV
hotsites.sct.embrapa.br/diacampo

TV Sete Lagoas
www.tvsetelagoas.com.br

Rubens Neiva
neiva@cnpgl.embrapa.br

Canal Rural
www.canalrural.com.br

TV NBR
www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/
nbr-ao-vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!