EU AMO AGRONOMIA

EU AMO AGRONOMIA

Pesquisar este blog

CRONOS - RELÓGIO MUNDIAL

Seguidores

COMO SOMOS AFORTUNADOS

terça-feira, 29 de março de 2011

NOTA EXPLICATIVA AOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Perguntas e Respostas - Orientações do Prof. Marcos Barros de Medeiros - Coordenador do Curso
Respondendo perguntas 

Assunto: Disciplinas Complementares Optativa e Trancamento de Disciplinas
 !!!

1) Como e Quantas Disciplinas Optativas de Formação Geral devo cursar  ?

Resposta: para integralização curricular (um dos requisitos para obtenção do diploma) o aluno deve cursar pelo menos 225 horas (15 créditos) em Conteúdos Complementares Optativos de Formação Geral,  são disciplinas de livre escolha do discente. Isso pode variar entre 4 disciplinas (de 60 h) a 8 disciplinas (de 30 h) !
A  oferta ocorre no fluxograma do Curso a partir do 6o período.  O curso vem ofertando  4 novas disciplinas a cada período letivo,  sendo 4  em 2011.1; 8 em 2011.2; 12 em 2012.1 e 16 em 2012.2., dentre as constantes no fluxograma apresentado nas páginas pre-textuais de cada módulo. As disciplinas ofertadas em 2011.1 serão repetidas em 2011.2 e assim sucessivamente.

2) Quantas Disciplinas Complementares Optativas de Formação Pedagógica  devo Cursar  ?

Resposta: O discente deve cursar no mínimo 120 horas (08 créditos) sendo no mínimo 60 horas entre as disciplinas do Eixo temático I e 60 Horas entre as disciplinas do Eixo Temático II 
Por exemplo: Em 2011.1 o curso ofertou a disciplina Planejamento e Gestão Escolar - 60 h (Eixo Temático I). Em 2011.2 será ofertada a disciplinaEducação e Movimentos Sociais - 60 horas (Eixo temático II). Quem cursar estas duas disciplinas ja cumpriu o seu requisito mínimo nesta categoria.  Estes componentes curriculares estarão sendo ofertados a partir do 6o período sendo acrescida uma nova  disciplina a cada período até 2012.2. 

3) Alunos do 1o ao 5o períodos podem se matricular em disciplinas opitativas ?

 Resposta: Sim, podem se matricular por meio de pedido de adicionamento de disciplinas durante o período de ajustamenta da matrícula (na 1a semana de aula),  ja que elas não aparecem disponiveis no auto-serviço discente. As optativas irão estar disponíveis no auto-serviço somente a partir do 6o período.

4) Quem se matriculou  nas 4 disciplinas optativas + 6 obrigatórias (totalizando 10  disciplinas) e está se sentindo prejudicado pelo excesso de atividades ?

Resposta: Neste caso recomendamos que o discente escolha a opção de trancamento de optativasrequerendo no seu Polo até o dia 18 de abrilas disciplinas que deseja tracar. Neste caso deve considerar que terá a chance de escolher outras disciplinas com outras temáticas, que podem ser de seu interesse, inclusive rematricular as que trancou, nos períodos letivos subsequentes. Para evitar repetir este problema, no ato da próxima matrícula, o discente procure priorizar uma zona de conforto, matriculando-se somente numa quantidade de disciplinas compatível com sua disponibilidade de tempo.  
Portanto, repetimos que as disciplinas optativas não são obrigatórias, isto é, a Coordenação do Curso ofertou como disponíveis as primeiras 4 disciplinas optativas no 6o período para livre opção de escolha dos estudantes. Ocorre que muitos entenderam em matricular a todas, certamente na tentativa de cumprir a maior parte da carga horária mínima exigida, o que o sistema permitiu. Sendo que na prática torna-se inexequível alguem cursar tantas disciplinas simultaneamente.  Neste caso seria preciso que o aluno estivesse totalmente livre e disponível exclusivamente ao curso. Portanto se alguem está se sentindo prejudicado deve sim pesar que fez uma escolha excessiva e deve buscar trancar disciplinas.  

5 ) E qual seria essa quantidade de disciplinas desejável ?

Resposta: O ideal seria matricular uma disciplina para cada dia da semana em que possua disponibilidade de tempo. Neste caso o discente precisa planejar entre os espaços do trabalho e da família x horas para dedicação ao curso. Nós da Coordenação recomendamos que o discente não ultrapasse 7 disciplinas por período. Considerando que o desempenho normal de uma disciplina requer entre 2 e 4 horas diárias de estudo, qualquer número acima desse patamar, pode resultar numa escolha prejudicial. Contudo, Será permitida a matrícula em no máximo 37 (trinta e sete) e no mínimo 22 (vinte e dois) créditos por período letivo.

6) Se estou me sentindo prejudicado por não ter tempo suficiente para atender a todas as disciplinas que me matriculei ?

Resposta: Recomendamos que procure seu Polo e efetue o trancamento da disciplina até o dia 18 de abril (ultimo dia). Essa medida ira poupar ao aluno de uma provável reprovação o que afetará o seu rendimento acadêmico e poderá prejudica-lo no futuro.

7) E qual o meu tempo mínimo e máximo para concluir o curso de Ciências agrárias ?

Resposta:  
O Curso possui duração mínima de 4,5 anos (9 períodos letivos), podendo o discente concluir em menor tempo caso haja aproveitamento de estudos anteriores. A duração máxima será de 6,5 anos ou 13 períodos letivos.



Solicitamos sejam repassadas essas perguntas aos alunos do curso !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!