EU AMO AGRONOMIA

EU AMO AGRONOMIA

Pesquisar este blog

CRONOS - RELÓGIO MUNDIAL

Seguidores

COMO SOMOS AFORTUNADOS

quarta-feira, 22 de junho de 2011

PROGRAMA ESTADUAL DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL: Vitrine Tecnológica de Produção e Conservação de Forragens. Silagem.

Atendendo ao gentil convite das instituições abaixo mencionadas estivemos presentes ao Dia de Campo sobre Silagem, na Extação Experimental de Pendência, onde fomos apresentados, de forma técnica ao referido processo, e sua importância para os processos produtivos de ovinos, caprinos, e bovinos, em regiões semiáridas. Em específico, o Cariri Oriental Paraibano. Abaixo o texto disponível no informativo (folder) do evento.

A alimentação é muito importante na criação de caprinos e ovinos, pois, é por meio dela que os nutrientes são fornecidos aos animais que, bem alimentados, podem expressar o seu potencial de produção.j


Um rebanho mal nutrido, além de apresentar queda na produção de leite, e carne, terá problemas de ordem reprodutiva, e sanitária.














A forragem produzida no período chuvoso, com elevado teor nutritivo, pode ser aproveitada, e fornecida, aos rebanhos, na época da sêca.


SILAGEM


Silagem é a conservação de forragens úmidas. A planta é armazenada, fermentada, e preservado no silo. As operações necessárias para preparação da silagem, são:

  1. corte da planta;
  2. transporte;
  3. picagem;
  4. carregamento;
  5. compactação;
  6. vedação do silo.
O enchimento do silo é uma etapa decisiva do processo, e deve ser realizada em três dias, no máximo. Feche bem o silo para que não entre água, e ar, na silagem! Após todos os cuidados mencionados, a  silagem se estabiliza a partir dos 25 dias, quando o silo pode ser aberto. Atualmente, os modelos de silos mais utilizados, são:
  1. trincheira; 
  2. superfície;
  3. anel (cincho);
  4. tambor.
A determinação do tamanho do silo deve levar em conta:
  1. número de animais;
  2. período de fornecimento;
  3. quantidade de silagem/dia.

Para se calcular a quantidade de silagem, aproximada, basta saber que cada metro cúbico de um silo comporta, aproximadamente, 500 kg de silagem. E deve ser retirada, diariamente, em camadas mínimas de 20 cm, iniciando o fornecimento aos animais de maneira gradativa, para que estes se habituem a essa alimentação.


Milho, sorgo, e capim elefante são as plantas mais indicadas para ensilagem. Cabras, e ovelhas, com 40 a 50 kg de peso vivo devem receber de 3 a 5 kg d silagem/dia. Vacas com 400 a 500 kg de peso vivo devem receber de 15 a 25 kg de silagem/dia.


Equipe Executora



  • Aldo Torres Sales - EMEPA
  • Edson Mauro Santos - UFPB
  • Jorge Luiz Farias Ramos - EMEPA
  • José Pereira do Nascimento - EMEPA
  • Leonardo Torreão Villarim de Medeiros - EMEPA
  • Maria das Graças Gomes Cunha - EMEPA
  • Mario Medeiros Damaceno - EMEPA
  • Mauríciio Luiz de Mello Vieira Leite - UFRPE
Instituições Participantes

Governo do Estado da Paraíba
SEDAP
EMEPA-PB
EMATER-PB
UFPB
UFRPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!