A alimentação é muito importante na criação de caprinos e ovinos, pois, é por meio dela que os nutrientes são fornecidos aos animais que, bem alimentados, podem expressar o seu potencial de produção.j
Um rebanho mal nutrido, além de apresentar queda na produção de leite, e carne, terá problemas de ordem reprodutiva, e sanitária.
A forragem produzida no período chuvoso, com elevado teor nutritivo, pode ser aproveitada, e fornecida, aos rebanhos, na época da sêca.
SILAGEM
Silagem é a conservação de forragens úmidas. A planta é armazenada, fermentada, e preservado no silo. As operações necessárias para preparação da silagem, são:
- corte da planta;
- transporte;
- picagem;
- carregamento;
- compactação;
- vedação do silo.
O enchimento do silo é uma etapa decisiva do processo, e deve ser realizada em três dias, no máximo. Feche bem o silo para que não entre água, e ar, na silagem! Após todos os cuidados mencionados, a silagem se estabiliza a partir dos 25 dias, quando o silo pode ser aberto. Atualmente, os modelos de silos mais utilizados, são:
- trincheira;
- superfície;
- anel (cincho);
- tambor.
A determinação do tamanho do silo deve levar em conta:
- número de animais;
- período de fornecimento;
- quantidade de silagem/dia.
Para se calcular a quantidade de silagem, aproximada, basta saber que cada metro cúbico de um silo comporta, aproximadamente, 500 kg de silagem. E deve ser retirada, diariamente, em camadas mínimas de 20 cm, iniciando o fornecimento aos animais de maneira gradativa, para que estes se habituem a essa alimentação.
Milho, sorgo, e capim elefante são as plantas mais indicadas para ensilagem. Cabras, e ovelhas, com 40 a 50 kg de peso vivo devem receber de 3 a 5 kg d silagem/dia. Vacas com 400 a 500 kg de peso vivo devem receber de 15 a 25 kg de silagem/dia.
Equipe Executora
- Aldo Torres Sales - EMEPA
- Edson Mauro Santos - UFPB
- Jorge Luiz Farias Ramos - EMEPA
- José Pereira do Nascimento - EMEPA
- Leonardo Torreão Villarim de Medeiros - EMEPA
- Maria das Graças Gomes Cunha - EMEPA
- Mario Medeiros Damaceno - EMEPA
- Mauríciio Luiz de Mello Vieira Leite - UFRPE
Instituições Participantes
Governo do Estado da Paraíba
SEDAP
EMEPA-PB
EMATER-PB
UFPB
UFRPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!