EU AMO AGRONOMIA

EU AMO AGRONOMIA

Pesquisar este blog

CRONOS - RELÓGIO MUNDIAL

Seguidores

COMO SOMOS AFORTUNADOS

sábado, 4 de fevereiro de 2012

DEBATE SOBRE O BIOMA CAATINGA NO AUDITÓRIO DA FIEP, EM CAMPINA GRANDE PB



    • sexta, 2 de Março de 2012
    • Hora
      08:30 até 17:00
  • Onde
    AUDITÓRIO DA FIEP. CAMPINA GRANDE PB
  • Descrição
    ALPB promove debates sobe o Bioma Caatinga

    Fonte: Da Redação com AscomTexto:

    A Pré-Conferência Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga, uma iniciativa da Assembleia Legislativa da Paraíba, será realizada no dia 02 de março, no auditório da Federação das Indústrias, em Campina Grande. Ao final das discussões, as propostas aprovadas serão levadas como contribuição da Paraíba para a Rio+20, que acontecerá no próximo mês de junho, no Rio de Janeiro.

    A abertura será às 08h30 e em seguida acontecerá a palestra Contextualização sobre a Conferência Regional do Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga – A Caatinga na Rio+20 e os produtos e serviços oferecidos pelo Banco do Nordeste (BNB) para o Bioma. A explanação será feita por Izidro Soares Barreiro Júnior, gerente de Desenvolvimento Territorial –superintendente Estadual do BNB para a Paraíba.

    Ainda durante o período da manhã, o professor Bartolomeu Israel de Souza, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), abordará o tema “Panorama da Desertificação na Paraíba”. Após essa fala, acontecerá a palestra “Bode, Turismo e Arte gerando emprego e renda no município mais seco do Brasil: A experiência de Cabaceiras no Cariri Paraibano”.

    Também está programada para às 10h50 outra palestra sobre Experiências exitosas de mini e pequenos produtores inseridos na área de abrangência do bioma caatinga na Paraíba que será proferida pelo presidente da Emater-PB, Giovanni Medeiros.

    O ciclo de palestra encerra com a fala do superintendente do Sebrae-PB, Júlio Rafael, sobre os potenciais de desenvolvimento e experiências exitosas de micro e pequenos empreendimentos localizados na área de abrangência do bioma caatinga na Paraíba. Logo após, começam os debates.

    No período da tarde haverá oficina sobre os seguintes eixos: “Políticas Públicas voltadas para o bioma caatinga:estratégias de implementação e possibilidades de intervenção “; “Ações e propostas para o manejo sustentável do bioma caatinga”; “O papel dos diversos atores na promoção do desenvolvimento sustentável do bioma caatinga. Ao término das oficinas, começará mais um ciclo de debates.

    O deputado Assis Quintans (DEM), um dos articuladores do evento que está na agenda positiva da Assembleia Legislativa da Paraíba, revelou que a degradação no bioma caatinga no NE, e agora o que está se querendo com a discussão é regulamentar, normatizar, o problema do uso da nossa cobertura vegetal da caatinga para que o homem do campo tenha condição de ter num planejamento para utilizar o potencial da madeira que ainda existe de forma legalizada. Segundo o deputado, o trabalhador rural utilizando a nossa vegetação para fazer carvão como complementação de renda e não é legaliza a madeira para fazer carvão, como forma de complementar sua renda e é preciso que os governos assumam o compromisso de elaborar um plano de manejo florestal sustentável para os assentamentos existentes na Paraíba.

    http://paraibaonline.com.br/index.php/editorias_inc/6/837137

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!