EU AMO AGRONOMIA

EU AMO AGRONOMIA

Pesquisar este blog

CRONOS - RELÓGIO MUNDIAL

Seguidores

COMO SOMOS AFORTUNADOS

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

INAUGURADA SALA DE SITUAÇÃO EM CAMPINA GRANDE PB

Inaugurada Sala de Situação em Campina Grande

Ascom 22/08/2012

A Paraíba já conta com a Sala de Situação de monitoramento, onde todas as variações do tempo e do solo, além dos recursos hídricos, podem ser acompanhados por técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos da administração pública, no trabalho preventivo de eventos como seca
s e enchentes. A inauguração do espaço aconteceu na segunda-feira (20), no campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Bodocongó.

Na ocasião, o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) foi representado pelo pesquisador Salomão de Sousa Medeiros que destacou a importância da Sala de Situação para monitorar as condições climáticas de várias regiões da Paraíba: “Isso vem a somar muito com a malha de monitoramento que o Governo Federal tem desenvolvido através da Agência Nacional das Águas (ANA); contribui para fortalecer as previsões apuradas de chuvas e fazer previsões contra desastres. Sabemos que em determinadas épocas de chuvas em nossa região, principalmente na Bacia do Rio do Peixe e no Baixo Paraíba, existem algumas cidades que sofrem com inundações. A Defesa Civil e todos os órgãos que trabalham com monitoramento do clima na Paraíba serão beneficiados com isto”, ponderou ele ao destacar também a importância da realização do recente 8º Simpósio Nacional de Captação e Manejo de Água de Chuva, em Campina Grande, para discutir tecnologias viáveis para a captação e o manejo de água da chuva no Semiárido brasileiro.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Azevedo, a iniciativa representa um “avanço para o Estado, na implantação de uma política voltada para o aperfeiçoamento do setor e para o acompanhamento climático. Estamos aqui, a partir de agora, interligados à Agência Nacional das Águas (ANA) e produzindo conhecimento. Mais que isso, estamos protegendo vidas e construindo projetos para a Paraíba”.

Na compra de computadores e outros equipamentos foram investidos mais de R$ 2 milhões, em uma parceria entre o Governo do Estado e a ANA. “A Paraíba sai na frente e tem aqui um equipamento muito importante para colocar o Estado dentro de nosso sistema nacional, de prevenção a catástrofes”, explicou o superintendente adjunto da Ana, Manfredo Pires Cardoso.

O senador Cássio Cunha Lima, que participou da solenidade, ressaltou a parceria do Governo do Estado com a Ana e a UFCG na implantação do centro. Também prestigiaram a inauguração meteorologistas, professores da UFCG, secretários do Estado e representantes da Defesa Civil estadual e do Corpo de Bombeiros.

Plataformas - O centro de gestão de situações críticas já conta com 14 plataformas de coleta de dados e outras seis vão ser instaladas até o final de agosto. Os aparelhos possuem sensores de chuva, pressão barométrica e de nível da água, e transmitem as informações via satélite para os computadores instalados na Aesa.

* Com informações da Ascom Governo do Estado da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!