EU AMO AGRONOMIA

EU AMO AGRONOMIA

Pesquisar este blog

CRONOS - RELÓGIO MUNDIAL

Seguidores

COMO SOMOS AFORTUNADOS

sábado, 27 de julho de 2013

MÁQUINAS DO PAC II E OS FÓRUNS TERRITORIAIS DA PARAÍBA E DO BRASIL

MÁQUINAS DO PAC II E OS FÓRUNS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL DA PARAÍBA.

Saudações crísticas, e territoriais!

É interessante que todos tomem ciência dos motivos que levaram o Governo Federal, nas pessoas do ex presidente Lula, e da atual presidente Dilma Roussef, a entregarem, aos municípios, as máquinas citadas, na matéria.

Desde 2003 que o Governo Federal adotou a Política de Desenvolvimento Territorial Sustentável como estratégia de empoderamento da Sociedade Civil Organizada. Principalmente, no que diz respeito aos agricultores familiares, em todo o país. Nesse sentido, foram formados os territórios rurais, hoje em número de 15, na Paraíba, com o intuito de que as próprias entidades que formam os segmentos representativos do meio rural (sindicatos, associações, ong,cooperativas etc), e o poder público (prefeituras, e estado), discutissem seus problemas, em Fóruns de Desenvolvimento Territorial Sustentável. A exemplo dos dois Fóruns do Cariri, Oriental e Ocidental, e que formulassem projetos que atendessem, não, apenas, a este ou aquele município, mas ao conjunto por eles formado, e que compunham, identitariamente, um território rural.

Ao longo dessas discussões, vários projetos foram priorizados, visando o desenvolvimento da agricultura de base familiar, a exemplo das usinas produtoras de leite de cabra.

Entendemos, ainda,e ao longo dos últimos 10 anos que maquinário específico para recuperação de estradas rurais, e para a construção, manutenção, e recuperação de açudes, barreiros, barragens subterrâneas, barraginhas etc, se fazia necessário para um plano de obras de enfrentamento aos efeitos da estiagem, como estratégia de produção, em tempos de pouca precipitação pluviométrica. E projetos, conferências, a exemplo da Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural e Solidário, antecedida pelas conferências estaduais, e estas pelas territoriais, em 2008, e que se repetem, agora, em 2013, com a do Cariri Oriental ocorrendo em 07 e 08 de agosto, foram realizados contemplando estes aspectos infraestruturais.

Tudo isso nos leva a informar à população dos dois Cariris, somando 31 municípios, que as máquinas que chegam são resultado de um “luta” organizada, e de base, e que não contou, em momento algum, com a interferência de quaisquer deputados federais, ou estaduais. O resultado disso tudo, repetimos, é fruto de um trabalho árduo e contínuo de construção de uma proposta de desenvolvimento que segue a lógica da participação popular. Lógica, essa, que vai muito além do que governos de orientação neoliberal puderam, ou poderiam ir. Uma vez que não entendem a participação popular como importante.

Abraços fraternos!

Armistrong de Araújo Souto
Assessor Territorial
Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA / INSTITUTO AGROPOLOS
Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Cariri Oriental Paraibano
Engenheiro Agrônomo – CREA RN: 160029789-7
Especialista em Gerenciamento Ambiental – UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!