EU AMO AGRONOMIA

EU AMO AGRONOMIA

Pesquisar este blog

CRONOS - RELÓGIO MUNDIAL

Seguidores

COMO SOMOS AFORTUNADOS

sábado, 20 de novembro de 2010

PROJETO DE PESQUISA DA EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS É ACEITO PELA FAO

noticias :: Por Editor em 20/11/2010 :: imprimir pdf enviar celular

Projeto de pesquisa da Embrapa Recursos Genéticos é aceito pela FAO: A pesquisadora da Embrapa Patrícia Goulart Bustamante

Créditos: EmbrapaA pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Patrícia Goulart Bustamante (foto) recebeu hoje a notícia de que sua pré-proposta Rede latino-americana para a implementação do TIRFAA: melhoria da segurança alimentar na América Latina dentro do cenário de mudanças climáticas foi aceita pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O TIRFAA é o Tratado Internacional sobre Recursos Genéticos para a Alimentação e Agricultura da FAO. Seu principal objetivo é promover a conservação e a utilização sustentável dos recursos fitogenéticos, garantindo uma partilha justa e equitativa dos benefícios resultantes da utilização desses recursos em prol de uma agricultura sustentável e da segurança alimentar e nutricional das populações.

O Brasil assinou o Tratado e o ratificou em 2006. Diante disso, a Embrapa e outras instituições brasileiras de pesquisa e ensino que possuem bancos de germoplasma estão se organizando para disponibilizar o acesso a esses bancos para intercâmbio com os demais países que fazem parte do Tratado.

O projeto da pesquisadora Patrícia Bustamante foi uma das quatro propostas brasileiras aprovadas, de um total de 136 projetos aprovados entre 402 inscritos. Ele prevê a criação de uma rede latino-americana composta pelo Brasil, Paraguai e Uruguai para a implementação do TIRFAA dentro do cenário de mudanças climáticas.

Segundo Patrícia, o próximo passo é trabalhar a proposta definitiva junto às Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (OEPAS) para obter a chancela final da FAO. Caso seja aprovada, a proposta será financiada pelos recursos do Fundo de Repartição de Benefícios/Biênio 2010-11 da FAO. O anúncio final das propostas selecionadas será feito durante a reunião do Órgão Gestor do TIRFAA, que acontecerá entre os dias 13 e 18 de março de 2011 em Bali, Indonésia.

VIAGEM À ETIÓPIA

Dentro da mesma proposta de divulgar e internacionalizar o TIRFAA, a pesquisadora Patrícia Bustamante viaja hoje (20/11/10) para a Etiópia, na África, onde participa como convidada da Conferência de consulta global sobre os Direitos dos Agricultores. O convite foi feito pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade (IBC) da Etiópia e o Fridtjof Nansen Institute (FNI) da Noruega, órgão financiador da viagem.

A Conferência tem como objetivo discutir as experiências nacionais com a implementação dos Direitos dos Agricultores, tal como estabelecido no artigo 9º da TIRFAA e identificar as lacunas e as necessidades em matéria da continuação da implementação desses direitos.

O evento será realizado na cidade de Adis Abeba (Etiópia), entre os dias 23 e 25 de novembro de 2010.

FONTE

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Irene Lôbo - Jornalista

Telefones: (61) 3448-4768 e 3340-3672

Links referenciados

Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação

www.fao.org.br

Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária

www.embrapa.br/a_embrapa/snpa/oepas

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

www.embrapa.br

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

www.cenargen.embrapa.br

Patrícia Goulart Bustamante

buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visual

izacv.jsp?id=K4786116E9

Fridtjof Nansen Institute

www.fni.no

Irene Lôbo

irenelobo@cenargen.embrapa.br

Embrapa

www.embrapa.br

TIRFAA
JORNAL AGROSOFT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!