EU AMO AGRONOMIA

EU AMO AGRONOMIA

Pesquisar este blog

CRONOS - RELÓGIO MUNDIAL

Seguidores

COMO SOMOS AFORTUNADOS

segunda-feira, 7 de março de 2011

Botucatu recebe feira de tecnologias adaptadas para agricultura familiar


eventos :: Por Editor em 07/03/2011 :: imprimir   pdf   enviar   celular

Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Botucatu, realiza no dia 19 de março de 2011, no Sítio Modelo da Fazenda Experimental Lageado, a primeira edição da Feira de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar (Fetaf). O evento destaca 31 tecnologias, ou seja, ferramentas, processos e materiais adaptados para o uso na agricultura familiar, selecionadas dentre mais de setecentas recolhidas pela extinta Embrater – Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural junto a produtores e técnicos agrícolas de várias regiões do Brasil.



Para a seleção das tecnologias apresentadas, os organizadores levaram em conta critérios como praticidade, eficácia, exequibilidade, segurança, custo e aspectos ambientais. "É importante salientar que não se trata de uma feira de inventos. Todas as soluções apresentadas são ou já foram utilizadas em alguma região do país", explica o professor Sílvio José Bicudo, coordenador do evento, citando como exemplos a fabricação de sabão a partir do abacate por produtores de Minas Gerais, ou um coletor solar para aquecimento de água, utilizando madeira e chapas metálicas, utilizado no Rio Grande do Sul.

Também serão apresentadas tecnologias recolhidas em outros países, como um filtro de areia para a purificação de água utilizado no Senegal ou a adubação de hortas utilizando um galinheiro portátil, feito de bambu e arame, solução encontrada por pequenos agricultores da Jamaica. "O que queremos fazer é construir uma ponte entre os conhecimentos dos produtores de diferentes localidades", afirma o professor Bicudo. Para a apresentação na Feira, as tecnologias foram divididas nos eixos temáticos Cotidiano, Meio Ambiente e Energia.

Os organizadores do evento também esperam fomentar a interatividade entre o pequeno produtor e a Universidade. "Queremos que os visitantes avaliem a viabilidade das soluções apresentadas, tragam novas demandas e sugiram tecnologias diferentes que poderão ser divididas com outros produtores", ressaltou o professor José Matheus Yalenti Perosa, coordenador de atividades do Sítio Modelo e vice-diretor da FCA.

A Fetaf é o primeiro evento realizado no Sítio Modelo, estrutura que a FCA vai utilizar para o ensino, pesquisa e extensão com enfoque em modelos de exploração sustentável voltados para a agricultura familiar. "Essas tecnologias representam o conhecimento gerado pelos pequenos produtores e têm afinidade com a proposta do Sítio Modelo", coloca o professor Perosa. "São sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental".

A Fetaf acontece a partir do dia 19 de março de 2011, na área do Sítio Modelo da Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu (SP), das 10 às 16h, com entrada franca.

Para sindicatos rurais, associações e cooperativas poderão ser agendadas visitas monitoradas através do telefone (14) 3811-7120 .

FONTE

Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais
Aline Grego e Sérgio Santa Rosa - Jornalistas
Telefone: (14) 3882-6300 - Ramal 4
E-mail: imprensa@fca.unesp.br

Links referenciados

Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais
fepaf.org.br

Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp
www.fca.unesp.br

Faculdade de Ciências Agronômicas
www.fca.unesp.br

Universidade Estadual Paulista
www.unesp.br

imprensa@fca.unesp.br
imprensa@fca.unesp.br

Unesp
www.unesp.br
JORNAL AGROSOFT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!