EU AMO AGRONOMIA

EU AMO AGRONOMIA

Pesquisar este blog

CRONOS - RELÓGIO MUNDIAL

Seguidores

COMO SOMOS AFORTUNADOS

segunda-feira, 7 de março de 2011

Trabalho com amendoim na África para reduzir a desnutrição infantil será destaque em conferência na Embrapa

noticias :: Por Editor em 04/03/2011 :: imprimir   pdf   enviar   celular

Um trabalho pioneiro de distribuição de suplemento alimentar à base de amendoim, leite em pó e açúcar para crianças com desnutrição severa em países da África Subsariana será um dos destaques da Quinta Conferência Internacional da Comunidade Científica de Amendoim (5ª AAGB), que acontece na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 46 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no período de 13 a 15 de junho de 2011.


Esse evento, inédito no Brasil e na América Latina, vai reunir cerca de 100 especialistas de mais de 10 países, como Brasil, Estados Unidos, Argentina, China, Nigéria, Senegal, Estados Unidos, Índia e Mali, entre outros, para discutir a importância de ferramentas modernas como biotecnologia e genômica para aumentar a produtividade, a qualidade e a segurança das pesquisas com amendoim.

A Conferência é promovida por um grupo de cientistas de vários países denominado Avanços em Arachis (amendoim) através de Genômica e Biotecnologia (AAGB), com o objetivo de facilitar a comunicação entre cientistas e indústria no desenvolvimento de novas variedades de amendoim com maior qualidade e aceitação pelo consumidor.

AMENDOIM: ALIADO DA CIÊNCIA CONTRA FOME NA ÁFRICA

A palestra Amendoim contra a fome será apresentada pelo Diretor Executivo do American Peanut Council (APC), Howard Valentine, que também é Presidente da Peanut Foundation no dia 13 de junho, durante a abertura da Conferência.


Durante a palestra, ele vai apresentar o trabalho pioneiro que vem desenvolvendo na África baseado na distribuição do suplemento alimentar à base de amendoim, leite em pó e açúcar chamadoPlumpy'nut. Esse suplemento alimentar fornece calorias, proteínas, vitaminas e minerais e tem contribuído para reduzir a fome de crianças com desnutrição severa em países da África Subsariana, que compreende a região do continente africano a sul do Deserto do Saara. Nesses países, segundo relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU), a desnutrição é tão severa que 25% das crianças morrem antes do seu quinto aniversário.

Plumpy'nut foi idealizado pelo nutricionista e pediatra francês, Andre Briend e não necessita de cozimento ou refrigeração, sendo, portanto, uma boa opção para locais em situação precária. Além disso, é embalado de forma a facilitar o transporte e o uso pelas mães africanas, que espremem o seu conteúdo na boca de bebês e crianças.

Quanto à possibilidade de alergia, frequentemente associada à ingestão de amendoim, a Dra. Susan Shepherd, uma pediatra britânica que trabalha no grupo Médico Sem Fronteiras, na Nigéria, disse que casos de alergias alimentares são muito raros em países não-industrializados.

Outras vantagens dos suplementos à base de amendoim terapêutico são o baixo custo, cerca de US$ 20 para o fornecimento de um mês por criança, e a vida útil que chega a dois anos para alimentos em forma de pasta.

Peanut Foundation, presidida por Valentine, tem como uma de suas prioridades, financiar pesquisas com amendoim através de bolsas, prêmios e projetos em vários países. O objetivo é estimular o desenvolvimento da produção e gerar empregos, além de oferecer uma fonte complementar de alimento para as populações mais carentes.

AMENDOIM: IMPORTÂNCIA NUTRICIONAL E SOCIAL

O amendoim é uma das leguminosas produtoras de grãos mais plantadas em todo o mundo, devido ao seu alto conteúdo de proteína e óleos insaturados. Por isso, além da África, é um alimento de extrema importância na dieta de povos de países da América Latina e Ásia. Tem um importante papel social, na segurança nutricional e na sustentabilidade da agricultura em áreas áridas e semiáridas de diversos países dos cinco continentes.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaSoraya Bertioli, que é uma das uma das coordenadoras da Conferência, apesar de ser uma cultura muito importante do ponto de vista econômico, as informações sobre o cultivo de amendoim se encontram muito dispersas no mundo. Por isso, a iniciativa dos cientistas de criar a AAGB foi determinante, pois vem possibilitando a troca de experiências entre os países em relação às pesquisas de amendoim, com foco em biotecnologia e genômica.

Essas ferramentas são fundamentais para tornar a cultura do amendoim mais competitiva em vista dos desafios crescentes de aumento de pressão demográfica e escassez de recursos naturais. A biotecnologia e a genômica podem contribuir significativamente para sustentar o aumento da demanda de produtividade por hectare, sem ampliar a fronteira agrícola.

Uma nova estratégia, como explica a pesquisadora, é ampliar a base genética da cultura de amendoim, que é bastante estreita, através do cruzamento com parentes silvestres a partir de ferramentas moleculares.

Essa e outras pesquisas serão amplamente debatidas durante aQuinta Conferência Internacional da Comunidade Científica de Amendoim. Para isso, o evento vai contar com sessões técnicas e palestras envolvendo várias áreas do conhecimento, como: recursos genéticos, diversidade alélica, melhoramento, recursos genômicos, genômica comparativa, estresses bióticos e abióticos, entre outros.

Inscrições e informações sobre a Quinta Conferência Internacional da Comunidade Científica de Amendoim estão disponíveis no endereço:www.cenargen.embrapa.br/aagb2011.

FONTE

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Fernanda Diniz - Jornalista
Telefones: (61) 3448-4769 e 3340-3672

Links referenciados

Quinta Conferência Internacional da Comunidade Científica de Amendoim
www.cenargen.embrapa.br/aagb2011

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
www.embrapa.br

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
www.cenargen.embrapa.br

Organização das Nações Unidas
www.onu-brasil.org.br

www.cenargen.embrapa.br/aagb2011
www.cenargen.embrapa.br/aagb2011

American Peanut Council
www.peanutsusa.com

Médico Sem Fronteiras
www.msf.org.br

África Subsariana
pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica_subsar
iana

Peanut Foundation
www.peanutsusa.com/usa/index.cfm?fuseact
ion=home.page&pid=15

Soraya Bertioli
buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visual
izacv.jsp?id=K4784341Y4

Fernanda Diniz
fernanda@cenargen.embrapa.br

Andre Briend
en.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Briend

Plumpy'nut
en.wikipedia.org/wiki/Plumpy'nut

Embrapa
www.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!