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sábado, 5 de março de 2011

GRUPO DE ESTUDO MULTIDISCIPLINAR DE ALAGOA GRANDE

INFORMATIVO GEMAG
INFORMES do Prof. Rafael Rodrigues, 02 de março de 2011.

Alô pessoal,
bom dia.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) polo Alagoa Grande informa aos
alunos do Curso de
Licenciatura em Pedagogia que haverá a primeira aula presencial do
semestre 2011.1, dia 17, durante todo o dia com a presença
da Professora da disciplina de estágio da UFPB Marisa Pinheiro, alunos
matriculados e as tutoras presenciais Roseana Palmeira e Kilma Costa.

Estão abertas as inscrições para monitores voluntários no pólo de Alagoa
Grande. O prof. Kristoferson Araújo Ferreira, aluno da UAB-Matemática-polo
Campina Grande, é o primeiro inscrito para ser monitor de matemaática.

Favor divulgar também as seguintes matérias:

I- Amanhã teremos Palestra de Física Transmitida pela WEB
II-UFCG abre Nove vagas para professores em Cajazeiras
Há vagas para prof. Assistente de Física, Adjunto de Química, etc.
III- MEC propõe alterações para tornar a escola mais atraente
IV-SBF Luta para o reconhecimento da profissionalização do Físico

Abraços,

Rafael de Lima Rodrigues (Cel 83-91838699  ou 83-99553930)
 Coordenador do Pólo UAB-Alagoa Grande e docente da UFCG-Cuité-PB

Para pensar

A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer
coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram.
Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da
educação é formar mentes que
estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas
se propõe.

Jean Piaget

INFORMATIVO GEMAG

I-Amanhã teremos Palestra de Física Transmitida pela WEB

O projeto do Instituto de Física da USP, Convite à Física 2011, apresenta
uma palestra sobre o autor da teoria das ondas eletromagnéticas

Dia: quarta-feira, 02 de março, às 18 hs

Título: James Clerk Maxwell: Física, Matemática e Poesia

Palestrante: Prof. Antonio F.R. de Toledo Piza, IFUSP

Local: Auditório Abrahão de Moraes

Iniciaremos a transmissão ao vivo a partir das
17 hs e 30 minutos a fim de poder resolver eventuais
problemas de conexão. Favor entrar em contato pelo e-mail:
convite@fma.if.usp.br, em caso de problemas.

Lembramos que para assistir aos colóquios ao vivo basta ir a

http://fma.if.usp.br/convite/ConvitesHTML/video-vivo.html.

É necessário possuir a última versão do programa Realplayer.

*Agora você também pode seguir o Convite à Física no twitter: *
http://twitter.com/conviteafisica

II-UFCG abre Nove vagas para professores em Cajazeiras
Há vagas para prof. Assistente de Física, Adjunto de Química, etc.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) abriu inscrições para
prof. Assistente de Física porque ninguém se inscreveu com título de
doutor. O período de
inscrição vai até o dia 10 de março, veja o edital em
http://www.ufcg.edu.br:8080/chamadas/downloads/697353.pdf.

Também vai
abrir inscrições para outros concursos de provas e títulos destinados a
seleção de
professores para o Centro de Formação de Professores (CFP), campus de
Cajazeiras. Estão sendo oferecidas oito vagas para profissionais de várias
áreas de conhecimento.

Para a Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza estão sendo
oferecidas seis vagas. O período de inscrições vai de 28 de fevereiro a 25
de março e as áreas objeto de concurso são: Química Geral e Ensino de
Química, Biologia Geral, Zoologia Geral, Biologia Molecular e Genética,
Matemática e Ciências da Computação. Exige-se que o candidato tenha
graduação e doutorado na matéria ou em áreas afins. A carga horária é de
40 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva. A remuneração é de R$
7.333,67.

Já para a Unidade Acadêmica de Educação, as duas vagas são para graduados
em Pedagogia com mestrado em Educação ou áreas afins. As áreas de
conhecimento objeto do concurso são Gestão Educacional e Política
Educacional. Com remuneração de R$ 4.651,59, a carga horária também é de
40 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva. O período de
inscrição vai de 10 de março a 08 de abril.

As inscrições serão realizadas na secretaria do CFP, Cajazeiras, no
horário das 08h às 11h e das 14h às 17h. A taxa de inscrição custa R$ 75.

O processo seletivo será composto de três fases: provas escrita e
didática, e exames de títulos.

Para outras informações, acesse os editais:
http://www.ufcg.edu.br:8080/chamadas/downloads/927721.pdf
(Unidade Acadêmica de Ciência Exata e da Natureza)
http://www.ufcg.edu.br:8080/chamadas/downloads/120488.pdf
(Unidade Acadêmica de Educação)

III- MEC propõe alterações para tornar a escola mais atraente

Os dados chocam: metade dos jovens de 15 a 17 anos estão fora do ensino
médio, informa reportagem de Fabiana Rewald, publicada na Folha desta
segunda-feira (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
Parte desse contingente estuda, com atraso, no ensino fundamental. Mas
outra parte, a face mais preocupante dessa estatística, deixou os bancos
escolares para trás.

"[Os alunos] encontram um ensino [médio] organizado em torno de um número
muito grande de disciplinas, sobrecarregadas de conteúdos mais voltados
para vestibulares, muitos deles sem significado para suas vidas", diz
Francisco Aparecido Cordão, presidente da Câmara de Educação Básica do
Conselho Nacional de Educação.

O CNE discute atualmente uma atualização das diretrizes curriculares do
ensino médio. Um dos programas que tem servido de base para a discussão é
o Ensino Médio Inovador, criado e financiado pelo Ministério da Educação e
já implementado em 357 escolas do país em 2010 --São Paulo não participa,
mas estuda entrar.

O programa se baseia em quatro eixos: trabalho, ciência, tecnologia e
cultura. Cada escola cria seu plano de ação pedagógica, que pode eleger um
desses eixos como principal ou misturá-los, em atividades complementares,
que podem acontecer até fora da sala de aula.

Para isso, a carga horária passa das 2.400 horas anuais obrigatórias para
3.000. Outros focos são leitura, artes e atividades em laboratórios, além
da dedicação integral dos professores.

O governo do Rio já planeja estender o modelo para mais escolas em 2013.
Hoje, 16 participam. Antonio Paiva Neto, subsecretário de Gestão da Rede e
de Ensino, cita como exemplo uma escola que integrou todos os conteúdos
dados em aula ao mundo do trabalho.

"O programa acaba mexendo com a prática pedagógica do professor e o aluno
começa a questionar. Ele vê que é possível que aquela disciplina seja
ministrada de uma outra forma", diz Letícia Ramos, coordenadora do
programa em Pernambuco.

(Folha.com)

IV-SBF Luta para o reconhecimento da profissionalização do Físico

Carta enviada a senador pelo presidente da SBF, Celso Pinto de Melo,
solicita desarquivamento de projeto de lei que criaria Conselho
Regional de Física

Com o início da nova legislatura em Brasília, a Sociedade Brasileira
de Física volta a se engajar na regulamentação da profissão do físico.
A instituição, por meio de seu presidente, Celso Pinto de Melo, enviou
nesta semana uma carta ao senador Marcelo Crivella, que em 2005 havia
criado Projeto de Lei no sentido de dar encaminhamento à questão. Por
força da mudança na composição do Congresso, o PL foi arquivado no dia
21 de janeiro.

A iniciativa, que tem por objetivo permitir aos físicos acesso livre
aos mercados de trabalho relativos à sua profissão, foi reportada na
edição desta sexta-feira do jornal Folha de S.Paulo.

Leia mais em:
http://sbfisica.org.br/v1/index.php?option=com_content&view=article&id=272&catid=83&Itemid=270


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