Vídeos ambientais e agroepecuários

Loading...

EU AMO AGRONOMIA

EU AMO AGRONOMIA

Pesquisar este blog

CRONOS - RELÓGIO MUNDIAL

Seguidores

COMO SOMOS AFORTUNADOS

quinta-feira, 28 de abril de 2011

EMBRAPA: CONEXÃO DIRETA COM O MUNDO DA CIÊNCIA AGROPECUÁRIA







noticias :: Por Editor em 28/04/2011 :: imprimir   pdf   enviar   celular

Sabiia, Alice e Infoteca-e são os mais novos endereços que pesquisadores, estudantes, produtores e todos os públicos interessados nos resultados da ciência agropecuária têm à disposição a partir de agora. Os sistemas - lançados oficialmente no dia 26 de abril de 2011, durante as comemorações de aniversário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) -, tem o objetivo de facilitar, cada vez mais, o acesso a conteúdos técnico-científicos em dois importantes sentidos para a transmissão do conhecimento: da Embrapa para o mundo e do mundo para dentro da Embrapa.
Continue lendo a matéria mais abaixo...


Embrapa: conexão direta com o mundo da ciência agropecuária



Concebidos, desenvolvidos e mantidos pelo projeto Acesso Aberto, parte do projeto Gestão da Informação Técnico-Científica da Embrapa(Ainfo), e da Comissão Permanente do Ainfo (CP-Ainfo), do Sistema Embrapa de Bibliotecas (SEB), as três ferramentas foram organizadas, editadas e publicadas pelos profissionais da Embrapa Informação Tecnológica e da Embrapa Informática Agropecuária.


Sabiia: O conhecimento de fora para dentro da Embrapa - Trata-se de uma ferramenta de busca de conteúdos resultantes da pesquisa científica em agricultura e áreas afins, em que o usuário define o assunto a ser pesquisado, seleciona os detalhes da pesquisa, o local onde deve ser feita, o período de publicação que mais interessa, o tipo de documento a ser pesquisado, o nome do autor e, ainda, o total de registros correspondentes a cada uma das categorias de busca.


Sistema Aberto e Integrado de Informações em Agricultura, ou simplesmente, o Sabiia, é como um "funil virtual" que busca, coleta e centraliza dados de outros provedores (repositórios institucionais e temáticos, e periódicos científicos) de acesso aberto, destinado a facilitar o trabalho de pesquisadores, com a garantia de economia de tempo e a possibilidade de organização dos conteúdos resultantes das buscas em endereços eletrônicos nacionais e internacionais.


A concepção, o desenvolvimento e a evolução do Sabiia resultam de ações do projeto Acesso Aberto na Embrapa, de parte do projeto deGestão da Informação Técnico-Científica da Embrapa (Ainfo), bem como do trabalho da Comissão Permanente do Ainfo (CP-Ainfo), no âmbito do Sistema Embrapa de Bibliotecas (SEB), coordenado pelaEmbrapa Informação Tecnológica.


O desenvolvimento do sistema ficou a cargo da Embrapa Informática Agropecuária, Unidade parceira da Embrapa Informação Tecnológicatambém no desenvolvimento dos produtos Agência de Informação EmbrapaInfoteca-e e Repositório Alice.


Construída com os software livres jOAI (Digital Library for Earth System Education) e Solr (The Apache Software Foundation), a interface do Sabiia tem hoje disponíveis mais de 193.780 documentos, indexados em 101 provedores de dados, entre os quais os periódicosActa Botânica BrasílicaActa Scientiarum, Acta Sociológica Argentina, Ecology and Society, bem como o Repositório Alice e aRevista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), ambos da Embrapa.


Ainda como recurso de consulta, o Sabiia conta, em sua página principal, com nuvens de tags que apontam para a frequência da incidência de conteúdos no site, as quais são, na verdade, links que levam a coleções de itens relacionados.


Para mais informações, acesse: www.embrapa.br/sabiia.


Alice – Da Embrapa para o mundo - O Repositório Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa (Alice) reúne, organiza, armazena, preserva e dissemina, na íntegra, informações científicas produzidas por pesquisadores da Empresa e editadas em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados, artigos em anais de congressos, teses e dissertações, notas técnicas, etc.


Por usar tecnologias padronizadas, adotadas pela comunidade científica mundial, o repositório é capaz de se comunicar, de forma transparente, com outros sistemas semelhantes, ou seja, é interoperável. Além disso, representa uma ferramenta de impacto, principalmente para o aumento da visibilidade dos resultados da pesquisa da Embrapa.


Para mais informações, acesse: www.embrapa.br/alice.


Infoteca-e: Tecnologia para todos os públicos - Resultado de mais um projeto de difusão do conhecimento, o serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca-e) reúne e permite o acesso a informações sobre tecnologias produzidas pelos centros de pesquisa da Embrapa e por instituições parceiras. No endereço -www.embrapa.br/infoteca -, o usuário encontra coleções com conteúdos editados em forma de cartilhas, de livros, de programas de rádio (Prosa Rural) e de TV (Dia de Campo na TV), com linguagem adaptada a diversos públicos, entre eles produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas, etc.


Infoteca-e oferece também a lista completa de Unidades da Embrapa, a quantidade de documentos disponíveis em coleções de cada uma delas, com as respectivas autorias, datas de envio e arquivos para download.


Para mais informações, acesse: www.embrapa.br/infoteca.


FONTE


Embrapa Informação Tecnológica
Kátia Marsicano - Jornalista
Telefone: (61) 3448-4590

Links referenciados

Repositório Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa
www.embrapa.br/alice


Sistema Aberto e Integrado de Informações em Agricultura
www.embrapa.br/sabiia


Gestão da Informação Técnico-Científica da Embrapa
www.ainfo.cnptia.embrapa.br


Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
www.embrapa.br


Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira
www.embrapa.br/pab


Informação Tecnológica em Agricultura
www.embrapa.br/infoteca


Embrapa Informática Agropecuária
www.cnptia.embrapa.br


Embrapa Informação Tecnológica
www.sct.embrapa.br


Agência de Informação Embrapa
www.agencia.cnptia.embrapa.br


Acta Botânica Brasílica
acta.botanica.org.br


www.embrapa.br/infoteca
www.embrapa.br/infoteca


www.embrapa.br/sabiia
www.embrapa.br/sabiia


www.embrapa.br/alice
www.embrapa.br/alice


Ecology and Society
www.ecologyandsociety.org


Acta Scientiarum
www.uem.br/acta


Kátia Marsicano
katia@sct.embrapa.br


Infoteca-e
www.embrapa.br/infoteca


Sabiia
www.embrapa.br/sabiia


Alice
www.embrapa.br/alice

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!