DCTV mostra certificação contra brucelose e tuberculose bovina e bubalina
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print
More Sharing Services
Share on facebook Comentários
:: Publicado em 11/04/2012 na seção noticias :: Versões alternativas:
Texto
PDF

Desde 2010, alinhada às ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Embrapa Rondônia possui certificados de propriedades livres de brucelose e tuberculose para os campos experimentais de Porto Velho (bovinos) e de Presidente Médici (bubalinos), através do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT). As áreas são as únicas do estado de Rondônia que possuem o certificado, concedido pelo MAPA. A certificação é uma estratégia para melhorar a qualidade dos produtos de origem animal, destinados aos mercados doméstico e internacional e, com isso, aumentar a produtividade e a competitividade da pecuária.
Em Presidente Médici (a 400 quilômetros de Porto Velho), fica o campo experimental com o rebanho bubalino. A área é a segunda do país com rebanho de búfalos comprovadamente livre de brucelose e tuberculose. No local, a Embrapa Rondônia desenvolve pesquisas direcionadas para a produção do leite de búfala. De acordo com o pesquisador Fábio da Silva Barbieri, para a realização do teste da tuberculose, as pistolas devem ser preparadas e mantidas em caixa de isopor com gelo. "O pelo dos animais deve ser raspado antes da medição da espessura da pele. Em seguida, faz-se a inoculação do reagente para diagnóstico da doença", explica.
Todo o processo deve ser acompanhado por um fiscal da agência estadual de defesa sanitária animal, sendo em Rondônia a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron). "Setenta e duas horas depois da aplicação do produto realiza-se a leitura dos resultados", acrescenta o pesquisador.


De acordo com o MAPA, a certificação de propriedades livres é um requisito cada vez mais exigido pelos países importadores, principalmente de produtos lácteos. Os estados-membros da União Europeia (UE), por exemplo, só importam queijo, iogurte e outros derivados de leite, de propriedades certificadas como livres dessas zoonoses. As propriedades que comercializam leite dos tipos A e B têm que ser certificadas, de acordo com a Instrução Normativa nº 51 de 2002, do Ministério da Agricultura.
Processo de certificação
Para obter o certificado, o produtor deve procurar uma unidade do serviço de defesa oficial do seu estado, e preencher o requerimento de adesão. Um veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura é indicado como responsável técnico pelo processo de certificação. Os animais reagentes identificados nos testes devem ser descartados da propriedade. O certificado vale por um ano.
DCTV
O Dia de Campo na TV sobre Certificação contra brucelose e tuberculose bovina e bubalina foi produzido pela Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Como sintonizar o programa
Canal Rural
Net, Sky, Parabólica ou internet
Sexta-feira a partir das 9 horas
TV NBR
Canal do Governo Federal
Domingo, às 8 horas, com reprise quarta-feira, às 9h10, e sexta-feira, às 16 horas
TV Educativa de São Carlos (canal 48)
Ás quintas-feiras - 18 horas
TV Sete Lagoas
Quinta-feira, às 20 horas, e sábado, às 11 horas
TV Itararé de Campina Grande (PB)
Aos sábados - 8 horas
TV Agromix
Diariamente
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 ou (61) 3448-4236, ou pela site da Livraria Embrapa.
A matéria principal do programa pode ser vista também no site do Dia de Campo na TV. Nesta página você pode acessar a grade completa da programação, além de reportagens dos anos anteriores.
FONTE
FONTES
Embrapa Rondônia
Kadijah Suleiman - Jornalista
Telefone: (69) 3901-2536
Embrapa Informação Tecnológica
Maria Luiza Brochado - Jornalista
Telefone: (61) 3448 4807
Links referenciados
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimentowww.agricultura.gov.br
Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril
www.idaron.ro.gov.br
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
www.embrapa.br
Instrução Normativa nº 51 de 2002
extranet.agricultura.gov.br/sislegis-con
sulta/consultarLegislacao.do?operacao=vi
sualizar&id=8932
Embrapa Informação Tecnológica
www.sct.embrapa.br
TV Educativa de São Carlos
tve.saocarlos.sp.gov.br
Fábio da Silva Barbieri
lattes.cnpq.br/3610317820362372
Maria Luiza Brochado
malu@sct.embrapa.br
Dia de Campo na TV
hotsites.sct.embrapa.br/diacampo
Embrapa Rondônia
www.cpafro.embrapa.br
Kadijah Suleiman
kadijah@cpafro.embrapa.br
Libraria Embrapa
vendasliv.sct.embrapa.br
União Europeia
europa.eu/index_pt.htm
TV Sete Lagoas
www.tvsetelagoas.com.br
Canal Rural
www.canalrural.com.br
TV Itararé
www.tvitarare.com.br
TV Agromix
www.agromix.tv
TV NBR
www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/
nbr-ao-vivo
http://www.agrosoft.org.br/agropag/221308.htm?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+agrosoft+%28Jornal+Agrosoft%29
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!