EU AMO AGRONOMIA

EU AMO AGRONOMIA

Pesquisar este blog

CRONOS - RELÓGIO MUNDIAL

Seguidores

COMO SOMOS AFORTUNADOS

quarta-feira, 11 de abril de 2012

CERTIFICAÇÃO CONTRA BRUCELOSE E TUBERCULOSE BOVINA E BUBALINA

DCTV mostra certificação contra brucelose e tuberculose bovina e bubalina
Esta semana, o programa da Embrapa Dia de Campo na TV fala sobre o tema Certificação contra brucelose e tuberculose bovina e bubalina. O programa, produzido em parceria com a Embrapa Rondônia, vai ao ar no dia dia 13 de abril de 2012, pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9 horas e reprise às 15 horas (horários de Brasília). E no dia 15, às 8 horas, pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica e internet), com reprises no dia 18 às 9h10, e no dia 20, às 16 horas.
Desde 2010, alinhada às ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Embrapa Rondônia possui certificados de propriedades livres de brucelose e tuberculose para os campos experimentais de Porto Velho (bovinos) e de Presidente Médici (bubalinos), através do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT). As áreas são as únicas do estado de Rondônia que possuem o certificado, concedido pelo MAPA. A certificação é uma estratégia para melhorar a qualidade dos produtos de origem animal, destinados aos mercados doméstico e internacional e, com isso, aumentar a produtividade e a competitividade da pecuária.

Em Presidente Médici (a 400 quilômetros de Porto Velho), fica o campo experimental com o rebanho bubalino. A área é a segunda do país com rebanho de búfalos comprovadamente livre de brucelose e tuberculose. No local, a Embrapa Rondônia desenvolve pesquisas direcionadas para a produção do leite de búfala. De acordo com o pesquisador Fábio da Silva Barbieri, para a realização do teste da tuberculose, as pistolas devem ser preparadas e mantidas em caixa de isopor com gelo. "O pelo dos animais deve ser raspado antes da medição da espessura da pele. Em seguida, faz-se a inoculação do reagente para diagnóstico da doença", explica.

Todo o processo deve ser acompanhado por um fiscal da agência estadual de defesa sanitária animal, sendo em Rondônia a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron). "Setenta e duas horas depois da aplicação do produto realiza-se a leitura dos resultados", acrescenta o pesquisador.

A segunda etapa dos testes para a certificação é a sorologia para a brucelose. No caso da Embrapa Rondônia, o teste é feito no Laboratório de Sanidade Animal da empresa, em Porto Velho. O processo de certificação segue um rigoroso padrão, que foi instituído em 2001 pelo Ministério da Agricultura. São necessárias três baterias de exames em todos os animais do rebanho com resultados negativos para as duas doenças. No caso de um resultado positivo em uma das três baterias, todo o processo deve ser reiniciado.

De acordo com o MAPA, a certificação de propriedades livres é um requisito cada vez mais exigido pelos países importadores, principalmente de produtos lácteos. Os estados-membros da União Europeia (UE), por exemplo, só importam queijo, iogurte e outros derivados de leite, de propriedades certificadas como livres dessas zoonoses. As propriedades que comercializam leite dos tipos A e B têm que ser certificadas, de acordo com a Instrução Normativa nº 51 de 2002, do Ministério da Agricultura.

Processo de certificação

Para obter o certificado, o produtor deve procurar uma unidade do serviço de defesa oficial do seu estado, e preencher o requerimento de adesão. Um veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura é indicado como responsável técnico pelo processo de certificação. Os animais reagentes identificados nos testes devem ser descartados da propriedade. O certificado vale por um ano.

DCTV

O Dia de Campo na TV sobre Certificação contra brucelose e tuberculose bovina e bubalina foi produzido pela Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Como sintonizar o programa

Canal Rural
Net, Sky, Parabólica ou internet
Sexta-feira a partir das 9 horas

TV NBR
Canal do Governo Federal
Domingo, às 8 horas, com reprise quarta-feira, às 9h10, e sexta-feira, às 16 horas

TV Educativa de São Carlos (canal 48)
Ás quintas-feiras - 18 horas

TV Sete Lagoas
Quinta-feira, às 20 horas, e sábado, às 11 horas

TV Itararé de Campina Grande (PB)
Aos sábados - 8 horas

TV Agromix
Diariamente

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 ou (61) 3448-4236, ou pela site da Livraria Embrapa.

A matéria principal do programa pode ser vista também no site do Dia de Campo na TV. Nesta página você pode acessar a grade completa da programação, além de reportagens dos anos anteriores.

FONTE

FONTES

Embrapa Rondônia
Kadijah Suleiman - Jornalista
Telefone: (69) 3901-2536

Embrapa Informação Tecnológica
Maria Luiza Brochado - Jornalista
Telefone: (61) 3448 4807

Links referenciados

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
www.agricultura.gov.br

Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril
www.idaron.ro.gov.br

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
www.embrapa.br

Instrução Normativa nº 51 de 2002
extranet.agricultura.gov.br/sislegis-con
sulta/consultarLegislacao.do?operacao=vi
sualizar&id=8932

Embrapa Informação Tecnológica
www.sct.embrapa.br

TV Educativa de São Carlos
tve.saocarlos.sp.gov.br

Fábio da Silva Barbieri
lattes.cnpq.br/3610317820362372

Maria Luiza Brochado
malu@sct.embrapa.br

Dia de Campo na TV
hotsites.sct.embrapa.br/diacampo

Embrapa Rondônia
www.cpafro.embrapa.br

Kadijah Suleiman
kadijah@cpafro.embrapa.br

Libraria Embrapa
vendasliv.sct.embrapa.br

União Europeia
europa.eu/index_pt.htm

TV Sete Lagoas
www.tvsetelagoas.com.br

Canal Rural
www.canalrural.com.br

TV Itararé
www.tvitarare.com.br

TV Agromix
www.agromix.tv

TV NBR
www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/
nbr-ao-vivo
http://www.agrosoft.org.br/agropag/221308.htm?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+agrosoft+%28Jornal+Agrosoft%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!