EU AMO AGRONOMIA

EU AMO AGRONOMIA

Pesquisar este blog

CRONOS - RELÓGIO MUNDIAL

Seguidores

COMO SOMOS AFORTUNADOS

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

EMBRAPA E ANVISA QUEREM DIAGNOSTICAR USO DE AGROTÓXICOS EM HORTALIÇAS.

Embrapa e Anvisa querem diagnosticar uso de agrotóxicos em hortaliças

noticias :: Por Editor em 26/11/2009 :: imprimir pdf enviar celular
Pesquisadores, de diversas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) participaramm, ontem (25/11), da I Reunião de Cooperação Técnica Agrotóxicos em Hortaliças: situação e perspectivas para geração de conhecimento e subsídios a políticas públicas no Brasil.



O evento, promovido no âmbito do projeto Políticas Públicas e Instrumentos Legais de Mercado para Transição Agroecológica, liderado pela Embrapa Hortaliças (Brasília/DF), e pela Gerência Geral de Toxicologia da Anvisa, marcou o fortalecimento do diálogo entre os dois órgãos, visando "aproximar os diversos setores e atribuições envolvidas no processo de produção, comercialização e consumo de hortaliças no Brasil", conforme explica o pesquisador Vicente Almeida, coordenador do encontro.

Para ele, um dos resultados do evento é a formulação de um diagnóstico sobre o uso de agrotóxicos em hortaliças no Brasil, e os impactos do uso desses produtos à saúde e ao ambiente. Essas informações devem apontar linhas estratégicas para o desenvolvimento de ações de controle por meio de pesquisa e projetos destinados à promoção do consumo saudável de hortaliças.

Segundo Vicente Almeida, também participaram da reunião representantes dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Saúde e da Ciência e Tecnologia; do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag) e da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef).

Foi apresentada a palestra sobre o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), uma iniciativa da Anvisa que avalia os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos in natura vendidos no varejo, e seus desdobramentos.

Também foram discutidas ações de cooperação técnico-científicas para subsidiar à implantação do decreto que estabelece o registro simplificado de produto fitossanitário com uso aprovado para a agricultura orgânica. Na opinião de Vicente Almeida, a nova legislação será um estímulo a pesquisadores que desenvolvem produtos alternativos e não conseguiam colocá-los no mercado em virtude dos custos elevados para registro.

FONTE

Embrapa Hortaliças
Marcos Esteves - Jornalista
Telefone: (61) 3385-9109

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos, tão somente, que não se faça uso de linguagem vulgar!